O presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, que hoje assinou o protocolo “Portugal a Nadar” com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), considera que “o projeto constitui-se como um bastião na formação das crianças e jovens, pela sua distinção e enfoque na vertente socializante que incorpora”.

“O bem estar e felicidade dos penaguienses é a missão que elegemos para o nosso mandato. Acreditamos que é pelo investimento na educação e na cultura que conseguiremos alcançar os nobres objetivos que confiadamente perseguimos”, realça o autarca.

As entidades que aderirem ao projeto “Portugal a Nadar” beneficiam de um vasto leque de ofertas e facilidades, em que pontifica o contacto direto e privilegiado com os vários parceiros FPN e o acesso à formação profissional certificada para os seus quadros e colaboradores, com significativas vantagens imediatas.

A entidade passará também a oferecer aos seus utentes a possibilidade de adirem à FPN, de participarem em várias iniciativas de promoção e divulgação da modalidade, de cariz lúdico ou desportivo, além de usufruírem de um cartão que lhes dará acesso à rede de parceiras da FPN com descontos em produtos e serviços.

“Celebramos o presente protocolo convictos que estamos a construir um futuro seguro, melhor e mais feliz para todos os penaguienses e particularmente para os mais jovens”, conclui o edil.

António José Silva, presidente da FPN, considera que “a importância desta parceria com a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião traduzir-se-á a prazo num aumento da qualidade dos serviços prestados ao munícipes e do desenvolvimento da natação de formação, que poderá potenciar o aproveitamento de um maior nível dos nadadores desta região ao serviço de Portugal”.

A cerimónia de assinatura do protocolo “Portugal a Nadar” contou com a presença de Luís Machado, presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, de Rui Sardinha, vice-presidente da FPN, e de José Nóbrega, presidente da Associação Regional de Natação do Nordeste, com esta última entidade a ter um papel determinante na adesão de municípios da região a este inovador projeto federativo.

Ao longo da tarde, o município de Santa Marta de Penaguião promoveu, nas Piscinas Municipais, várias atividades aquáticas abertas ao público, como insufláveis para as crianças na água, jogos aquáticos, danças para crianças e pinturas faciais e aulas de aquafitness e de fitness.